Dia #77 – Quem menos você imagina

Não sei se vocês vão lembrar desse post, mas na época que estava com minha sogra doente (pra quem não acompanha aqui, ela teve câncer no ano passado e acabou por falecer em setembro), uma amiga veio conversar comigo e me confessou que estava com câncer de mama, dividiu a experiência dela comigo e me ajudou de uma maneira que nem ela imagina.

Naquela época, qualquer palavra de consolo era uma enorme ajuda. Mas essa em especial eu vou lembrar pra sempre.

E na dia do enterro, na hora de enterrar, naquela hora que meu namorado segurou minha mão com tanta força que chegou à doer, eu lembrei dessa minha amiga. Lembrei do que ela me disse, que eu não precisava falar nada pra ele, que só o fato de estar do lado dele, eu estava ajudando, estava sendo importante. E quando ele segurou minha mão daquele jeito, eu me senti a pessoa mais importante do mundo naquele momento.

Mãos dadas

Alguns meses se passaram e eu fui acompanhando o progresso dessa amiga, a vitória dela, pelo Facebook. Mesmo que ela nunca postasse nada a respeito, eu sabia.

~~ Vale lembrar que nunca fui íntima dela, nos conhecíamos há anos, mas nunca fomos amigas até então. Por esse motivo, meu namorado nunca a tinha encontrado ~~

Mesmo tendo passado por duas cirurgias e pela quimio, ela nunca perdeu a vaidade e nem a alegria de viver. Sempre arrumada, tirando fotos e saindo.

Inclusive, eu tinha estranhado que o cabelo dela não tinha caído, apenas tinha cortado em um chanelzinho linda. Apenas semana passada que descobri que esse chanelzinho era peruca (sério, se ela não me falasse jamais saberia). Agora ela já tá saindo com o cabelo curtinho.

Ela me disse que pegou trauma e que agora só vai andar de cabelão. Mas, na boa? Ela é linda de cabelão, de chanel, de cabelo curtinho e até sem cabelo. Não sei dizer, ela é tão linda de SER que acho que essa beleza exala pra fora.

câncer

Vi essa imagem na página da “Gina Indelicada” e mandei na hora pra ela

Mas e aí que na semana passada combinei com ela que meu namorado (noivo, nunca me acostumo) iria encontrar com ela para entregar uma coisa que ela comprou comigo.

Expliquei pra ele que ela era a pessoa que tinha falado palavras tão lindas na época que a mãe dele tava doente.

No dia marcado, eles se encontraram e ela abraçou ele e falou: “O pior já passou.” E acabou chorando.

Ela talvez tenha dito isso dela. Ela talvez tenha dito isso da gente. Mas acho que foi mais pelos dois. O pior para nós 3 já passou. Agora é só vitória.

Óbvio que ao saber disso, chorei horrores. Mas não sei dizer exatamente o motivo disso ter me emocionado.

Talvez por eu ter lembrado de tudo horrível que passamos no ano passado.

Talvez por eu ter tido a real idéia do tamanho do sofrimento dela nessa mesma época.

Talvez por eu ter percebido que, apesar de tudo isso, todos nós vencemos.

E aquilo? Aquilo é passado! Aquilo levo comigo apenas como aprendizado, como fonte do nosso amadurecimento.

Mês que vem é dia das mães e mês que minha sogra faria aniversário. Sei que não vai ser nada fácil. Mas temos um ao outro. E isso já consola.

Mas o mais bizarro dessa história toda é que às vezes, a última pessoa que você imaginaria que seria sua amiga num momento difícil, é um dos personagens mais importantes nessa etapa.

Beijos

Para falar comigo sobre qualquer assunto, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Autoestima de hoje: Mais Maravilhosa Impossível

O que me detonou: Nadinha

O que fiz de bom por mim: Ando me cuidando. Tudo que não me agrada, estou tentando contornar

abril 16, 2013. Tags: , , , , , , , , , , , , , . Uncategorized.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe um comentário

Trackback URI

