Dia #54 – Profissão Paixão

Sabe o que esqueci de comentar ontem aqui? Esse final de semana eu vi um filme ótimo que queria indicar para vocês, “Jiro Dreams of Sushi”. É um documentário. Sim, sei que muita gente torceu o nariz agora. Confesso que eu faria o mesmo. Mas achei esse muito legal. Conta a história desse senhorzinho muito do fofo aí debaixo.

Ele é dono de um restaurante de apenas 10 lugares, porém o melhor restaurante de Sushi do Japão. Para você ter noção, a refeição lá é por volta de 300 Euros e a reserva tem que ser feita com meses de antecipação. O objetivo dele? Chegar a perfeição.

Os sushis servidos no restaurantes são tão lindos que dá uma super água na boca durante todo o filme.

Eu não consegui identificar o que é isso que ele passa em cima do peixe que deixa assim super brilhoso

Trabalhou a vida toda com isso, se não me engano desde os 12 anos (começou como ajudante de cozinha), e é muito rígido com ele mesmo, com os filhos e todos os funcionários.

O Jiro tem 85 anos e é considerado o melhor sushiman do mundo diz que você tem que amar loucamente o seu trabalho, tem que sentir prazer com o que faz. Trabalhar muito e fazer muito bem feito. E ele enfatiza isso diversas vezes. Inclusive, considera feriados um disperdício de tempo.

Conta também sobre a dificuldade dos filhos em assumirem o restaurante depois que o pai morrer. Porque mesmo que eles façam um sushi superior, as pessoas tem na cabeça o Jiro e vão considerar este do filho inferior ou, no máximo, igual. Então eles vão ter que se empenhar muito.

É muito interessante pois acabamos conhecendo um pouco da cultura japonesa e alguns ensinamentos maravilhosos. Me fez pensar muito. Coloquei aqui um trailer para vocês terem uma noção do que eu tô falando.

Mas posso falar o que me fez pensar muito? Eu admiro muito quem encontrou um ofício do qual é apaixonado, se entrega profundamente e não reclama de nadinha. Conheço algumas pessoas assim e confesso que sinto até uma pontinha de inveja.

Quando terminamos o colégio sofremos pressão para escolhermos nossa profissão e acho isso completamente errado. Com 17/18 anos não temos a mínima maturidade para saber o que queremos fazer o resto de nossas vidas.

Eu, por exemplo, escolhi errado. Escolhi fazer Engenharia de Produção e antes da metade do curso eu já sabia que não era isso, não conseguia me ver fazendo nada daquilo que estava aprendendo. Larguei o curso e fui fazer Administração e posso dizer que sou muito mais feliz que antes.

Mas se é felicidade plena? Não sei. Queria descobrir aquilo que eu fosse completamente apaixonada e trabalhasse como um Jiro da vida. Porque não importa a profissão, se você gosta do que faz, faz isso bem e acaba sendo bem sucedido nisso.

Alguém aqui descobriu essa profissão-paixão? Alguém está nesse processo de descoberta? Me conta?

Pra falar comigo sobre qualquer outro assunto, meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Ah, ontem dei uma largadinha no livro “Delírios de Consumo de Becky Bloom” e comecei a ler Ös Diários de Carrie”. Ontem já li 2 capítulos e tô amando. Queria ler tudo de uma vez, mas a pessoa precisa dormir, né?rs

Autoestima de hoje: Média

O que me detonou: Não consegui me lembrar de nada que tenha me detonado hoje

O que fiz de bom por mim: Procurando minha profissão-paixão

outubro 16, 2012. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Uncategorized.

4 Comentários

  1. Renata Cavalcante replied:

    Fê…ainda não descobri…acredita?
    Às vezes penso q estou perdendo mto do meu tempo…rs… a vida é tão curta… mas eu tenho certeza das coisas q me dão prazer…o problema é saber o q fazer pra ganhar dinheiro trabalhando com elas…rs
    Estou tentando…prefiro trabalhar feliz e com prazer e ganhar o suficiente do q fazer trabalho q não me agrade… 😉

  2. Maria Clara Cardona replied:

    Eu amo a minha profissão! É totalmente a minha cara e eu posso ser mil em uma, mas todas são eu. Entendeu? rs

    Já que estamos falando de filme, indico O exótico Hotel Marigold. Tem a ver com as descobertas sobre quem nós realmente somos, quem queremos ser e mostra que todas as possibilidades são bem-vindas, não importa quando.
    Bjs!

    • nandapereirac replied:

      Oi, Clarinha!

      Com certeza, a sua profissão permite isso à você e deve ser maravilhoso. Já que a ama, se jogue! Faça disso uma diversão, não uma obrigação.

      Quanto ao filme, já pedi para o namorado baixar e vamos ver nesse final de semana. Qualquer coisa falo dele por aqui. Obrigada pela dica.

      Beijos

Deixe um comentário

Trackback URI

