Dia #47 – Parte 2 – Outubro Rosa

Pra mim, câncer, é uma doença maldita. Todo munco conhece alguém ou até mesmo já passou por essa situação difícil.

Infelizmente é uma doença muito imprevisível, mas você pode estar sempre fazendo exames para detectar cedo, se for o caso. Porque quanto mais cedo, mais fácil o tratamento. O Câncer de Mama (que é o segundo mais recorrente do mundo), por exemplo, se descoberto cedo, tem 95% de chances cura. Por isso é muito importante que as mulheres façam preventivos contra essa doença.

Infelizmente, a minha sogra não descobriu muito cedo (lembrando que o dela é no pâncreas), então o tratamento está sendo mais complicadinho.

E esse mês de Outubro, é o mês rosa: Mês de Conscientização do Câncer de Mama e Colo do Útero, uma campanha internacional que teve início nos EUA em 1997. O nome é por causa do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, essa campanha começou só em 2002. Os pontos turísticos ganham uma iluminação toda rosa, pra chamar atenção sobre a campanha de prevenção.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro/RJ

Elevador Lacerda – Salvador/BA

Palácio da Liberdade – Belo Horizonte/MG

Óbvio que não adianta só colorir pontos turísticos, durante todo esse mês, palestras, conferências e exames clínicos vão ser feitos em vários lugares. Achei aqui a programação do Outubro Rosa em Vitória – ES. Se alguém tiver a informação da programação de mais alguma cidade, me envia para eu colocar aqui, ok?

O Instituto Oncoguia é uma organização que oferece informação sobre o câncer e luta pelos direitos e garantias dos pacientes com essa doença. Eles têm uma página bem legal voltada só para o Câncer de Mama e clicando aqui você pode se informar mais sobre esse câncer, os tratamentos, entrevistas. Vale muito a pena conferir.

Vamos espalhar essa informação, nos conscientizar e conscientizar as mulheres que a gente ama sobre a importância da prevenção!

E querendo falar comigo, já sabe né? Meu e-mail é fernanda_carvalho@globo.com

Uma amiga (a mesma que me enviou a planilha), leu esse post e mandou aqui nos comentários um site de voluntariados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Amei e vou me informar melhor pra ver a possibilidade de participar. Querendo saber mais sobre esse programa só clicar aqui.

Anúncios

outubro 3, 2012. Tags: , , , , , , , , , , , . Uncategorized.

2 Comentários

  1. Maria Clara Cardona replied:

    Meu contato com o câncer foi cedo e na melhor parte de mim – minha mãe. Ela infelizmente nos deixou, mas foram 13 anos de luta. Hoje eu vejo a vida de uma forma mais clara e simples e com certeza sou uma pessoa melhor graças a tudo o que vivemos. Seja um alerta de prevenção, o compartilhamento de uma experiência, tudo vale para o bem do próximo. A quem possa interessar: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=257

    • nandapereirac replied:

      Oi, Clara! Sei da sua história, mas nem imagino o quanto foi duro pra você.
      Em situações dificeis, acabamos mudando muito. E acredito que você teve que amadurecer muito cedo por conta disso.
      Amei esse link de voluntariado, vou me informar melhor, porque me interessei pra mim mesma. Você é voluntária de lá?
      Vou colocar aqui no post e também na FanPage.
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback URI

%d blogueiros gostam disto: